Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Posted by , 29/08/2013, FISGANDO IDEIAS, MÚSICA

Good Samaritans apresenta: Caminhos Livres | Surfari Review from Surfari on Vimeo.

Há quase um mês rolou um evento em Porto Alegre (RS) do qual o Surfari foi apoiador, foi uma espécie de festival de música e cultura ao ar livre. Entre bandas, oficinas de esporte e saúde, ateliês e brechós e bancas gastronômicas, uma praça da cidade foi palco para o desfile e interação de mais de 1.000 pessoas. Com menos de 1.000 reais investidos (erguidos através do ‘crowdfunding’ dos próprios organizadores), foram disponibilizados ao público mais de 7 horas de shows e atrações. Estivemos lá e, agora, quase um mês depois deixamos um relato de agradecimento e um convite para os próximos que estão por vir.

Abaixo o teaser que fizemos chamando para o evento. O filme com a cobertura do Projeto Caminhos Livres será disponibilizado em breve.

Projeto Caminhos Livres – The Good Samartians convidam from Surfari on Vimeo.

Domingo, 09 de junho de 2013, Projeto Caminhos Livres, Praça Ephraim Pinheiro Cabral, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gostaríamos de deixar registrado aqui um efusivo agradecimento por sua presença naquele momento. Mesmo com tanta coisa acontecendo em Porto Alegre nesse dia – como o jogo entre Brasil e França, que envolveu mais de 50 mil espectadores – você escolheu participar dessa celebração. Não há palavras que expressem nossa felicidade por essa escolha.

caminhos livres surfari musica arte praça good samaritans 1024x682 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Esse projeto teve início em um sonho e no último domingo ele foi realizado com sucesso, graças à colaboração de muitas pessoas que se uniram em torno desse desejo. Não foi fácil, várias ideias já haviam sido colocadas, muitos haviam tentado dar o start no processo, mas nunca nada disso tinha sido passado para o concreto. De forma alguma queremos criticar movimentações que não foram adiante, mas queremos enaltecer que a união, de fato, faz a força.

caminhos livres surfari musica arte praça good samaritans 5 1024x767 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Foto: Mariano Beck.

É fácil reclamar que o sistema não favorece a livre iniciativa, que as empresas não patrocinam projetos independentes, apontar as falhas na educação e na cultura da população. Pois bem, o Projeto Caminhos Livres foi um pequeno gesto, se comparado às proporções necessárias para impactar uma cidade inteira, mas mostrou que sair da inércia dá resultado.

caminhos livres surfari musica arte praça good samaritans 2 1024x682 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Queremos ressaltar que a iniciativa foi abraçada por diversos grupos sem contrapartidas comerciais ou venda de espaços publicitários. A aparelhagem de som, por exemplo, foi fechada através de parcerias e o espaço, assim como a eletricidade, foram locados do poder público. Isso tudo, aliado à vontade (e trabalho) dos Amigos da Praça, mostram que utilizar o sistema a favor do bem, da alegria, da arte, da cultura dá certo.

caminhos livres surfari musica arte praça good samaritans 3 1024x682 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Ao decorrer do dia, era possível ver nitidamente a felicidade no rosto das pessoas. A atmosfera positiva criada por todos era tangibilizada em lágrimas que, sem pedir licença, saltavam dos olhos. Talvez sem nem ter ideia, a maioria dessas pessoas sentia que faziam parte de algo maior. Chame de romantismo ou inocência se quiser, mas aquele evento havia se transformado num sonho coletivo. Mais de mil pessoas, dos mais diferentes credos, cores e status sociais passaram pelo mesmo ambiente sem que houvesse sequer uma briga, uma discussão. Já os sorrisos, os abraços, as gargalhadas, bem, foram incontáveis.

caminhos livres surfari musica arte praça good samaritans 4 1024x682 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

A maior lição que aprendemos ao planejar esse dia maravilhoso é que devemos parar de esperar que os outros façam as coisas por nós. Problemas existem, dificuldades nos são impostas a cada segundo, mas não há motivos para reclamar, há, sim, motivos para se mexer. Nós determinamos o mundo, o cenário, os valores que queremos deixar para quem vem depois, portanto, se queremos alguma coisa pela qual nos orgulhar, nós devemos fazer. Vamos deixar de ser uma geração de sonhadores para nos tornar uma geração de realizadores.

caminhos livres surfari good samaritans arte musica 1024x682 Projeto Caminhos Livres: Porto Alegre

Foto: sete / nove.

Obrigado a todos que participaram do evento, obrigado a todos que trabalharam no evento, obrigado a todos que acreditaram no evento, obrigado a todos que esperam pelo próximo evento. Este, e muitos outros, estão vindo.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>